quinta-feira, 6 de junho de 2013

Matriz Ansoff


A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é uma ferramenta que o Designer pode utilizar para determinar oportunidades de crescimento do portfólio ou de unidades de negócio de uma organização.
Penetração de Mercado
Neste quadrante o Designer propõe a comercialização de produtos existentes para mercados existentes. É uma estratégia mais conservadora onde o foco é a consolidação do atual posicionamento no mercado. As principais implicações práticas são:
  • Maior esforço de promoção do produto buscando aumentar a a fatia do mercado;
  • Realização de poucas ou nenhuma alteração no produto/serviço, não se buscando novos segmentos de mercado;

Desenvolvimento de Mercado
Neste quadrante a empresa busca comercializar um produto/serviço existente para um mercado novo. Para o Design implica que o produto/serviço oferecido tem pouca ou nenhuma alteração, a não ser ajustes marginais para se atender demandas específicas de mercados não explorados, em geral em outras regiões geográficas.
Desenvolvimento de Produtos
Esta estratégia passa a exigir mais as competências convencionais do Designer dado que são demandados novos produtos/serviços, tendo como alvo o mercado onde a empresa já atual. Esta proximidade com um mercado existente facilita o processo de compreensão dos requisitos do usuário mas, ao mesmo tempo, exige atenção no sentido de se procurar aproveitar as competências e infraestruturas em uso pela empresa. Os novos produtos podem eventualmente substituir os produtos antigos nesta estratégia. Ex: Novos modelos de carros ou computadores
Diversificação
Este é o quadrante que demanda mais da organização e do Designer em termos de inovação dado que nele se procura comercializar novos produtos para novos mercados. Há vários abordagens para esta diversificação desde a "relacionada" onde a mesma ocorre no mesmo ramo de atividade da empresa (ex: Empresa que fabrica calças passa a fabricas camisas) até a diversificação não-relacionada que ocorre em um ramo diferente do que a empresa conhece/atua (ex: Empresa que fabrica calças entre no mercado de bebidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário