quinta-feira, 30 de maio de 2013

VARIÁVEIS COMPETITIVAS - exemplos de implicações no âmbito do Design Sustentável

VARIÁVEIS COMPETITIVAS - EXEMPLOS DE APLICAÇÃO
Variáveis competitivas constituem-se em métricas passíveis de utilização quando da definição de objetivos estratégicos na organização. Uma vez estabelecido tais variáveis e o mecanismo de seu monitoramento viabiliza-se uma atuação estratégica mais sistemática por parte do Designer. A seguir apresenta-se exemplos de contribuições do Design de Produto nas variáveis mais comuns, sendo estes exemplos focados em projetos orientados à sustentabilidade (para maior aprofundamento nestes exemplos sugere-se a leitura de SANTOS, A. The strategic use of sustainable design: A case study on a large corporation. Strategic Design Research Journal, v. 2, p. 83-87, 2009).
Qualidade
Soluções mais sustentáveis na dimensão ambiental, em função do maior respeito à diversidade e características da natureza e o foco em sistemas de produção orientados a pequenos lotes, muitas vezes implicam na simplificação ou eliminação de controles de qualidade presentes em processos que buscam a homogeneidade e a produção em alto volume.

O exemplo da empresa Droog Design é emblemático pois utiliza um dos maiores resíduos da Holanda (esterco de gado) na produção de vasos/embalagens, eliminando a necessidade de adição de adubos para os bulbos de flores, um produto de grande importância no PIB holandês. Neste caso o processo de produção utiliza tecnologia menos sofisticada, exigindo menor controle de qualidade e, paradoxalmente, tem valor de mercado maior que seus concorrentes.





Tempo

Tempo exemplo a seguir apresenta uma das soluções desenvolvidas pelo Núcleo de Design & Sustentabilidade para o transporte de componentes de pequeno porte na empresa Volkswagen. Neste exemplo houve preocupação com a agilidade do processo de retirada dos componentes da embalagem e sua rápida compactação de maneira a viabilizar a reutilização da embalagem pelo fornecedor.


O desenvolvimento de produtos e serviços que integrem ao máximo possível os recursos locais, um dos axiomas do design sustentável, tem oferecido a vantagem de maior velocidade das empresas no atendimento de demandas locais, assim como menor tempo de desenvolvimento de produtos. Ao mesmo tempo, é necessário apontar que a articulação de uma comunidade local para a produção de um componente pode demandar muito maior tempo de preparação e planejamento por parte da empresa do que a mera aquisição de um componente de um fornecedor externo à comunidade. As análises aqui devem ser orientadas à compreensão dos
impactos em todo o ciclo de vida e, nesta perspectiva, as repercussões do Design Sustentável oferecem uma variedade de possibilidades em função do escopo da análise, impossibilitando uma generalização. Portanto, é importante romper com o estereótipo de que soluções mais sustentáveis implicam necessariamente em maior tempo para desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção.
Custos
Um exemplo de redução de consumo de recursos é o copo descartável para bebidas quentes da Paper Machinery Corporation, que tem como diferencial inovador uma “alça” acoplada ao copo. Dessa forma o produto pode ter sua espessura diminuída, o que acarreta em menor gasto de recursos na produção (vide www.papermc.com/bcs.html).

Como o design sustentável tem sua ênfase em todo o ciclo de vida e em todo o sistema que interage como produto/serviço, suas contribuições na redução de custo podem muitas vezes se encontrar além do cliente imediato da empresa. O desafio aqui está em desenvolver soluções que resultem em melhor distribuição destes benefícios econômicos a montante ou a jusante da cadeia produtiva. Isto pode implicar em alteração nas relações contratuais e transacionais existentes e mesmo modelo de negócio utilizado.
Flexibilidade
Soluções em design sustentável frequentemente implicam na redução do número de materiais diferentes no mesmo produto assim como na facilitação da montagem e desmontagem, o que possibilita tempos de setup menores, como é o caso da embalagem da televisão Saba ilustrado ao lado.

A forma tradicional de gestão empresarial vê na flexibilidade um trade-off com outras variáveis competitivas como custo ou qualidade. Quando se busca o aumento da flexilidade, seja devido à exigência de um cliente seja devido à ameaça de um competidor tem-se em mente que haverá prejuízo em outras variáveis competitivas. Com o design sustentável estes trade-offs são reduzidos ou até eliminados como mostraram os exemplos acima.

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